"Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que
somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem
pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que
lutam pelos seus sonhos ou desistem deles. (Augusto Cury)
quarta-feira, 31 de outubro de 2012
domingo, 28 de outubro de 2012
Atividade 03
Atividade de pesquisa sobre curiosidades na internet, utilizando o site http://educarparacrescer.abril.com.br
Cada aluno selecionou um tema de interesse, realizou a leitura do assunto e posteriormente começou a montagem de um informativo na Apresentação Eletrônica BrOffice.org Impress.
Após a finalização será exposto no mural da escola.
Atividade 02
Os alunos do terceiros anos no momento de leitura do texto " A centopéia que pensava".
Provocativamente foi escolhido uma apresentação já realizada por alguns alunos de uma outra escola sobre o mesmo texto.
A atividade esta no inicio, os alunos irão finaliza-lá com a montagem de uma apresentação utilizando a Apresentação Eletrônica no BrOffice.org Impress, Gráfico Kolour Paint, e internet para a captura de imagens.
Texto para atividade
A centopéia que pensava
A Centopéia estava muito feliz com
ela mesma. Gostava de suas perninhas. Afinal, aquelas pernas todas nunca
faltariam e não sabia de ninguém no mundo com tanta perna junta. Além disso,
tinha descoberto que não era só pernas. Agora era muita cabeça.
Podia pensar, sabia que podia.
Só que não tinha
prática e resolveu treinar. “Vou pensar”, disse ela, e começou. “Que coisa
curiosa: a gente pode ter idéias, inventar histórias, fazer as coisas
acontecerem dentro de nossa cabeça antes que aconteçam fora. A gente pode
descobrir o segredo da vida, dos planetas, com um grande microscópio ou luneta.
A gente pode fazer muito bem ou muito mal para os outros e pode até mudar o
mundo. Tudo isso, apenas com o pensamento.”
É preciso pensar. Será que a gente só
pensa quando está na escola? Junto com a professora? Ou a gente pensa e aprende
a todo instante, em todo lugar? Pensando, pensando, a centopéia decidiu ter uma
idéia nova por dia e, aí, descobriu que pensar não é tão fácil, pensar dá trabalho,
custa esforço, é preciso vontade firme. E foi em frente. “Vou experimentar
durante uma semana.” Na segunda-feira resolveu pensar grande. Olhou para o céu
e se perguntou o que eram aqueles pontinhos luminosos brilhando lá em cima.
“Serão olhinhos a nos olhar? É uma festa lá longe, onde eu não posso ir? “
Resolveu conversar com Dona Girafa, que tinha o pescoço grande e devia ver mais
perto aqueles pontinhos de luz.
Dona
Girafa, me diga, o que é aquilo tão bonito lá em cima?
São estrelas, Dona Centopéia!
É
o que é estrela?
Estrela
são bolas de fogo imensas que giram lá no espaço há bilhões de anos-luz ou
mais. Algumas estão tão longe que acabam, mas continuamos a ver sua luz que
ainda não acabou de chegar aqui.
Meu
Deus! E eu que não sabia disso! Eu que achava minhas cem perninhas uma coisa
espetacular! Que fantástico é viver nesse mundo ao lado de tantas estrelas! Mas
por que o fogo delas não nos queima?
É
que estão muito longe, e aqui só chega esse pontinho de luz. Dona Centopéia
gostou da experiência de pensar e descobriu que se aprende com os outros quando
não se sabe pensar sozinha. Perguntar também é aprender. Ficou intrigada com o
fato de que a gente já nasce sabendo umas coisas, e outras têm de aprender. A
abelhinha, por exemplo, já nasce sabendo voar e fazer mel, mas não sabe o que é
uma estrela. (...) “Pensar é um grande e belo mistério!”
Herbert
de Souza ( Betinho)
(Retirado do Site: http://pt.scribd.com/doc/36191301/A-Centopeia-que-pensava
em 25/10/2012)
Atividade da Semana 01
Alunos do 1° e 2° anos no momento de atividade alfabetizadora na Planilha Eletrônica BrOffice org Calc.
O Objetivo da atividade é auxiliar o aluno a ler, reconhecer uma vogal, uma silaba e juntar para a formação de novas palavras.
Através da Planilha Eletrônica teriam que juntar as palavras através da identificação dos números na tabela para somar e formar palavras. Para isso contou com o auxilio da professora mediadora (Alessandra Oliveira).
Alfabetizar é preciso sempre; portanto sempre valorize pequenas formas de se introduzir a alfabetização.
Por menor que pareça sua ação você estará contribuindo para a modificação e inserção de um aluno no mundo do letramento. Saber ler e escrever somente nos dias de hoje não é suficiente.
Valorize o seu aluno e valorize o que você faz. Se faz com amor a vitória é certa.
Frase da Semana 22 à 26 de Outubro
"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
(Rubem Alves)
Site: (frase e imagem) http://pensador.uol.com.br/mensagem_sobre_educacao/,http://poesianocanto.blogspot.com/2012/03/alegria-do-recomeco.html
Atividade realizada
Alunos do 4° e 5° anos realizaram a atividade na Apresentação Eletrônica BrOffice.org Impress, após a pesquisa, leitura e discussão dos tópicos de "como eram os professores de antigamente".
Trabalhamos um pouco de História da Educação nesta aula. Foi muito bom, quanta coisa podemos aprender através de uma pesquisa direcionada e com objetivos educativos. Os alunos estão de parabéns...
Assinar:
Postagens (Atom)