quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Frase da Semana 29/Outubro à 01/Novembro

"Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles. (Augusto Cury)


domingo, 28 de outubro de 2012

Atividade 03




Atividade de pesquisa sobre curiosidades na internet, utilizando o site http://educarparacrescer.abril.com.br

Cada aluno selecionou um tema de interesse, realizou a leitura do assunto e posteriormente começou a montagem de um informativo na Apresentação Eletrônica BrOffice.org Impress. 

Após a finalização será exposto no mural da escola.

Atividade 02


Os alunos do terceiros anos no momento de leitura do texto " A centopéia que pensava".

Provocativamente foi escolhido uma apresentação já realizada por alguns alunos de uma outra escola sobre o mesmo texto. 

A atividade esta no inicio, os alunos irão finaliza-lá com a montagem de uma apresentação utilizando a Apresentação Eletrônica no BrOffice.org Impress, Gráfico Kolour Paint, e internet para a captura de imagens. 

Texto para atividade

A centopéia que pensava

A Centopéia estava muito feliz com ela mesma. Gostava de suas perninhas. Afinal, aquelas pernas todas nunca faltariam e não sabia de ninguém no mundo com tanta perna junta. Além disso, tinha descoberto que não era só pernas. Agora era muita cabeça.
Podia pensar, sabia que podia.
Só que não tinha prática e resolveu treinar. “Vou pensar”, disse ela, e começou. “Que coisa curiosa: a gente pode ter idéias, inventar histórias, fazer as coisas acontecerem dentro de nossa cabeça antes que aconteçam fora. A gente pode descobrir o segredo da vida, dos planetas, com um grande microscópio ou luneta. A gente pode fazer muito bem ou muito mal para os outros e pode até mudar o mundo. Tudo isso, apenas com o pensamento.”
É preciso pensar. Será que a gente só pensa quando está na escola? Junto com a professora? Ou a gente pensa e aprende a todo instante, em todo lugar? Pensando, pensando, a centopéia decidiu ter uma idéia nova por dia e, aí, descobriu que pensar não é tão fácil, pensar dá trabalho, custa esforço, é preciso vontade firme. E foi em frente. “Vou experimentar durante uma semana.” Na segunda-feira resolveu pensar grande. Olhou para o céu e se perguntou o que eram aqueles pontinhos luminosos brilhando lá em cima. “Serão olhinhos a nos olhar? É uma festa lá longe, onde eu não posso ir? “ Resolveu conversar com Dona Girafa, que tinha o pescoço grande e devia ver mais perto aqueles pontinhos de luz.

Dona Girafa, me diga, o que é aquilo tão bonito lá em cima?
São estrelas, Dona Centopéia!
É o que é estrela?
Estrela são bolas de fogo imensas que giram lá no espaço há bilhões de anos-luz ou mais. Algumas estão tão longe que acabam, mas continuamos a ver sua luz que ainda não acabou de chegar aqui.
Meu Deus! E eu que não sabia disso! Eu que achava minhas cem perninhas uma coisa espetacular! Que fantástico é viver nesse mundo ao lado de tantas estrelas! Mas por que o fogo delas não nos queima?
É que estão muito longe, e aqui só chega esse pontinho de luz. Dona Centopéia gostou da experiência de pensar e descobriu que se aprende com os outros quando não se sabe pensar sozinha. Perguntar também é aprender. Ficou intrigada com o fato de que a gente já nasce sabendo umas coisas, e outras têm de aprender. A abelhinha, por exemplo, já nasce sabendo voar e fazer mel, mas não sabe o que é uma estrela. (...) “Pensar é um grande e belo mistério!”

Herbert de Souza ( Betinho)

Atividade da Semana 01





Alunos do 1° e 2° anos no momento de atividade alfabetizadora na Planilha Eletrônica BrOffice org Calc.
O Objetivo da atividade é auxiliar o aluno a ler, reconhecer uma vogal, uma silaba e juntar para a formação de novas palavras. 
Através da Planilha Eletrônica teriam que juntar as palavras através da identificação dos números na tabela para somar e formar palavras. Para isso contou com o auxilio da professora mediadora (Alessandra Oliveira).

Alfabetizar é preciso sempre; portanto sempre valorize pequenas formas de se introduzir a alfabetização.
Por menor que pareça sua ação você estará contribuindo para a modificação e inserção de um aluno no mundo do letramento. Saber ler e escrever somente nos dias de hoje não é suficiente.
Valorize o seu aluno e valorize o que você faz. Se faz com amor a vitória é certa.


Frase da Semana 22 à 26 de Outubro


"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

(Rubem Alves)


Atividade realizada



Alunos do 4° e 5° anos realizaram a atividade na Apresentação Eletrônica BrOffice.org Impress, após a pesquisa, leitura e discussão dos tópicos de "como eram os professores de antigamente".

Trabalhamos um pouco de História da Educação nesta aula. Foi muito bom, quanta coisa podemos aprender através de uma pesquisa direcionada e com objetivos educativos. Os alunos estão de parabéns...

Momento de atividade


A semana foi um pouco curta. Depois de um feriado merecido para descanso, no retorno da semana houve festa de comemoração em todas as salas de aula e apresentação de musica e poesia realizada pelos alunos aos professores.

Portanto a atividade de sala de aula contou com uma pesquisa curiosa de como eram os professores de antigamente. Ah! eles utilizaram o site http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/outros-tempos-345835.shtml?page=page3 para a discussão em sala de aula e para auxilio na atividade.

Foi discutido sobre cinco países como: Egito antigo, Roma antiga, Grécia antiga,China antiga e Brasil no descobrimento;  e como eram os professores de antigamente.


Vejam o que eles produziram!

Homenagem aos professores


Os alunos da "Escola Municipal" Papa João Paulo I realizaram uma apresentação de música e poesia aos professores na manhã e tarde do dia 17 de outubro de 2012. Após toda a presentação os professores foram presenteados com uma pequena lembrança mas muito significativa das Gestora da escola "Dora" como é conhecida por todos, e a vice-gestora Jociara, juntamente com a Orientadora Pedagógica Magali.
Alunos e Equipe gestora da "Escola Papa João Paulo I nosso muito obrigada!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Frase da Semana

"Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho." (Paulo Freire)

Parabéns Professor (a) da Escola "Papa João Paulo I"

Homenagem música: Ao Mestre Com Carinho


Quero aprender

Sua lição
Que faz tao bem
Pra mim,


Agradecer

De coração
Por você ser assim


Legal ter você aqui,

Um amigo
Em que eu posso acreditar
Queria tanto te abraçar


Pra alcançar as estrelas,

Não vai ser fácil mas se eu te pedir,
Você me ensina como descobrir
Qual é o melhor caminho.


Foi com você

Que eu aprendi
A repartir tesouros


Foi com você

Que eu aprendi
A respeitar os outros


Legal ter você aqui

Um amigo em que eu posso acreditar
Queria tanto te abraçar


Pra mostrar pra você que eu não esqueço mais essa lição
amigo eu ofereço essa canção
ao mestre com carinho!!!



Pra mostrar pra você

Que eu não esqueço mais essa lição
Amigo,eu ofereço essa canção
Ao mestre com carinho.

Professora Mediadora Alessandra Oliveira
Equipe Planeta Educação Lorena/2012

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Brincar e Brincar


Jogo das Pedrinhas


RECREAÇÃO


Semana da Criança

Brincadeira é coisa séria.
Antigamente não existiam muitos brinquedos e se as crianças quisessem se divertir tinham que usar a criatividade, as brincadeiras antigas mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas da roda, passa anel, roda pião, pula corda, roda pião, pipa e outros. Tudo isso fazia parte de seu cotidiano onde elas brincavam se divertiam horas e dias, mas hoje as crianças nem se quer devem saber quais são essas brincadeiras, pois a tecnologia transformou o mundo deles e trouxe a tona brinquedos que não exigem criatividade e muito menos esforço. Com a era da informação as crianças passam a maior parte do seu tempo na frente de um computador, televisão ou se entretendo com brinquedos eletrônicos, fazendo com que brinquem menos e socializem menos com outras crianças, com isso a criança perdeu o habito saudável de brincar com outras brincadeiras e até mesmo de ver o mundo pela janela.
A brincadeira é de grande importância sendo essencial para o desenvolvimento das crianças, exercitam a sua capacidade de socialização, habilidade necessária em qualquer ambiente que exija convivência e trajeto social e além de ativar a memória e o desenvolvimento da coordenação motora. O maior problema dessa situação é que as crianças não acabam brincando de maneira adequada, pois não a interação com outras crianças.
Ciranda, cirandinha, vamos todos...” É pena, mas, cada dia menos, as crianças conjugam, cantam e dançam o verbo cirandar – desta e de qualquer outra cantiga de roda.
A Brincadeira é coisa séria mesmo, neste mundo de hoje, da tecnologia, da mídia, da cultura de massas, da massificação alienante do povo, resgatar as brincadeiras tradicionais, as antigas cantigas de rodas, os jogos tradicionais, as músicas do folclore infantil, os contos, que constituem as raízes de nossa identidade cultural...
De verso em verso, as músicas e as danças também mantêm vivas a história e a cultura de um determinado país ou região.
É o que se vê, por exemplo, em o Peixe Vivo, canção que relata a lenda amazônica do boto, que seduzia as jovens solteiras dos povoados ribeirinhos.
E ai pessoal, vamos brincar!!!


Frase da Semana

Me movo como educador, porque primeiro me movo como gente. (Paulo Freire)

Brincar e Finalizar


Brincando e Recreando


Hora da brincadeira


Momento de Pesquisa


segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Atividade da Semana


Semana de 01 a 05 de Outubro
Plano de aula: 

Tema: Brincadeiras Antigas. 

Publico alvo:

ü  Alunos do 2° ao 4º ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal “Papa João Paulo I”.

Objetivos Pedagógicos:

ü  Resgatar velhas brincadeiras de infância cujas vantagens são imensas para o desenvolvimento da noção de espaço, da lateralidade, da coordenação motora, da interação com o grupo e tantas outras habilidades que podem ser desenvolvidas;
ü  Desenvolver o equilíbrio, a expressividade e a coordenação por meio de brincadeiras;
ü  Participar de variadas situações com possibilidades de leitura e escrita;

Objetivos tecnológicos:

ü  Identificar e Utilizar Recursos da Internet;
ü  Identificar e Utilizar Recursos da Planilha eletrônica;
ü  Identificar e Utilizar Recursos do Processador de texto;
ü  Identificar e Utilizar Recursos do Editor de áudio;
ü  Identificar e Utilizar Recursos do Editor de Vídeo.

Desenvolvimento:

Através do computador serão realizadas atividades de finalização das brincadeiras como: escrita de algumas brincadeiras no Processador de Texto BrOffice.org Writer; montagem das regras das brincadeiras na Apresentação Eletrônica BrOffice.org Impress; Apresentação de Vídeos contendo algumas brincadeiras.

Alessandra de Jesus Oliveira
Professora Mediadora de Informática Educacional
Planeta Educação/Lorena2012

quarta-feira, 3 de outubro de 2012